Artigos

 Home / Artigos

Por que a Separação é tão difícil

Calma, não me separei. É só mais uma manhã de reflexão. Não que eu não pense às vezes sobre escolhas certas e erradas, mas, acho que passamos a vida inteira sem essa certeza. Porquê casamento não é só o lado bom da vida e queremos sim, sermos felizes o tempo todo. Eu pelo menos quero e quando estou infeliz, parece que comi espinha de peixe, nada desce.
Mas, o assunto de hoje é mais dolorido.
Toda separação dói demais. Quando nos separamos dos filhos que entram para a escola, quando nos separamos dos pais quando estes morrem, quando nos separamos dos bichos quando viajamos ou morrem e a pior de todas, por incrível que pareça, quando nos separamos de nossos companheiros.
Temos sempre a sensação que partilhamos uma vida juntos. Tem gente que nem ficou junto tanto tempo, mas, a sensação que fica é essa. Parece que nosso companheiro é nossa extensão, tudo precisa ser decidido junto.
Separar dói, vc precisa tirar essa extensão que te ajudou a ser mais por um tempo, dói ver a cama vazia, mesmo que você reclame todo dia do ronco ao lado, da falta de espaço, na hora do aconchego tem alguém la, e quando a separação acontece, aquela cama que estava pequena pra dois, torna-se gigantesca pra um só. Separação sangra, dói, e talvez por isso tanta gente siga um tempão sofrendo calado antes de tomar tal decisão.
A separação muitas das vezes ja aconteceu há um tempão. Só os laços invisíveis que te prendem, o tal do vício em estar acompanhado. A convivência ja está tão castigada e a separação tão previsível que deixa o outro transparente para a gente, tipo... Melhor não mexer nesse vespeiro, não vou tentar transar porque vem sendo desastroso, não vou chamar pra balada porquê é jogar dinheiro fora, dar um presente caro? Nem pensar, não dá valor a nada mesmo.
Os longos silêncios, os jantares sem risos, as demoras em responder que antes eram urgências, horas sem se falar, sem se importar, sem mandar um oi, as mentiras disfarçadas, a falta de toque, de olhar, de beijos quentes, a força natural de jogar os erros na cara como se isso justificasse o " pessoa, tá difícil continuar com você". O cheiro já não te atrai, a vontade de agradar, de presentear, isso tudo ficou no passado e os olhos já não se encontram. Hábitos simples te irritam.
Não há mais segredos sinceros, não há mais compartilhamentos. Só de problemas. As conversas sobre as aventuras da infância e dos sonhos não existem,o bate papo virou sinônimo de cálculos e culpas.
O pensamento é uma mistura de testamento com esperança. Ja fomos felizes juntos e tudo pode voltar. Temos filhos, amigos em comum, quem vai ficar com os bichos, ter que vender a casa vender o carro, dar satisfação a família. Mas saiba, dói, mas é tudo superável.
Se separar, vai para onde? Pagar como? A decisão é difícil. Por isso a gente empurra com a barriga. Vai aturando. Uns traem, uns jogam, uns bebem, uns se encostam e te botam de burro de carga.
No início, você tenta de todas as maneiras. Tenta a sedução, tenta análise, tenta viajar pra ver se vai sentir saudade, tenta segundas e terceiras luas de mel, mas, de nada adianta, porque vocês já não são um casal.
Alguns acham que a solução é ter uma terceira pessoa, ganhar fôlego, ver o tempo passar, sem ferir, trair e se satisfazer sexualmente e satisfazer seu Ego, e depois, quando a casa voltar a ordem, ficar com cara de paisagem como se não tivesse feito nada. Mas, o combinado não foi esse.
O ser humano quer sempre disfarçar algo. Aí, as Mulheres começam a ceder com joguinhos sedutores na internet, os homens começam com sexo virtual, sites pornográficos, alguns partem para as prostitutas, como se sexo pago não entrasse na conta de traição e não é nada disso. Você está se enganando, enganando seu parceiro, enganando sua família, que muitas vezes vai sofrer muito menos que você sofre por estar em uma relação que não está sendo boa pra ti.
Vivendo como como criança que faz merda escondido do pai, na encolha. Até serem descobertos. Aí a casa cai.
E chega a hora de pensar que vai ter que ser só. Vai ter medo de nunca mais encontrar alguém, vai perder tempo em relações fúteis e inúteis, vai chorar, vai sentir saudades, mas, tenha certeza, vai tocar o barco.
Quando tomar a decisão de se separar, de sair de casa, faça com coragem. O pior já foi. Agora é vida nova. Entre em cursos, aulas de dança, grupos de viagens.
Procure os amigos, entre em redes sociais. Vá paquerar. Seja corajoso, ousado, liberto.
Seja o que queria ser e demorou pra ver.
Sinta-se bonito, faça um esporte pra liberar endorfina, socialize, procure estar com pessoas que gostem do que você gosta. Seja feliz.
A vida passa pesado pra quem quer.
E se precisar voltar, lembre-se quem traiu uma vez, vai trair de novo.
Quem ficou um saco um tempão, vai voltar um saco.
Quem era fraco de cama, vai continuar fraco de cama.
Quem era avarento, vai ficar mais avarento ainda.
Quem era ciumento, mais inseguro ainda.
Então não force barras.
Olho no horizonte e reveja seus critérios de seleção e se tudo der errado, entenda, que ser feliz sozinho também é uma baita opção.
Compre um violão e um cachorro.
A hora de ser feliz é agora. E nem pense em se matar.
Não deixe sua felicidade em segundo plano pelo que vão pensar ou falar. Quem lhe condena por ter atitudes queria ter a sua coragem
Não perca seu tempo perseguindo, mendigando. Atenção não se esmola. Deixe ir quem não quer ficar. Jogue fora quem não presta. Não acumule restos em sua vida. Libera o HD da alma.
Não se culpe que só atrai peso morto se você não sabe selecionar peso vivo.
Sei que não é fácil e que muitas pessoas caem em depressão. Perdem o gosto , da vida. Perdem a força. Falta animo. Falta energia. Nada mais tem sabor. Acordar é difícil. Dormir também é. Comer perde a graça. Nada parece dar certo.
Mas, lembre-se de que quando estava casado a coisa também não estava legal. Então, busque ser um presente pra você mesmo. Reveja seus conceitos e pule fora do barco que está lhe mareando.
Ninguém pode ser feliz por você.

Copyright © 2019 Izabelle Valadares