Impacto negro
Este livro é mais que um documentário sobre as personalidades que mudaram a história do país, ele é um alerta sobre o preconceito e a injustiça que até hoje, nós negros, vivenciamos em nosso cotidiano.
Temos que mudar a imagem do negro sofrido, feio, perseguido para a imagem do negro herói, bonito, vencedor, aumentando assim a auto-estima de muitos de nossos jovens, que negam as vezes, suas próprias raízes. Justamente por isso, estamos em nossa capa, para mostrar o empoderamento de sermos mulheres, protagonistas e com orgulho de sermos negras”.
A luta dos negros ainda não acabou. A realidade brasileira é muito diferente da realidade norte-americana, assim como, é claro, é diferente da realidade de vários países espalhados pelo mundo.
A cultura escravista e os resquícios da segregação racial continuam enraizados em nossa sociedade e, por mais que muitas pessoas se neguem a enxergar, viver o preconceito e a extrema diferença de oportunidades é a realidade dos negros até hoje.
Felizmente, muito foi feito ao longo da história.
Hoje temos grandes vozes que não se calam, buscando e lutando para a equiparação temporal tão necessária a essa geração de negros vencedores.
Porém, como dito anteriormente, muito foi feito pelo direito dos negros ao longo da história. Principalmente nas últimas décadas, mas, a caminhada ainda é longa e essa caminhada segue conosco e com você leitor que precisa divulgar os nomes aqui contidos, pois estes sim, são os grandes heróis de nossa história.
Izabelle Valladares e Raime Paixão
- Gênero: Documentário
- Páginas: 230
- Editora: Valladares Books