Artigos

 Home / Artigos

E ela percebeu que não era tão completa mas, era tudo o que precisava ser

E ela percebeu que não era tão completa mas, era tudo o que precisava ser.

Vivemos em uma sociedade machista onde até a mulher ter um relacionamento estável é sinal de status e equilíbrio. Digo de cadeira, pois eu mesma, a "descolada" já passei por essa dúvida de desequilibrio, tanto que me casei aos 42 anos. Mas, ontem conversando com uma amiga que admiro demais por ser mega inteligente e empoderada, neurologista famosa, que disse que me acompanha todo dia e deu gargalhada porquê eu disse a ela que estava tendo amnésia e ela disse:- Menina seu cérebro não sei como aguenta, você faz mil coisas ao mesmo tempo, uma hora tem que dar uma pane. E rimos dessa observacao, frente a minha mania imediatista de querer tudo pra ontem. Mas não vamos falar de mim, vamos falar de nós.
Vamos falar de outra mulher, vou dar a ela o nome de Eva, que representa muitas de nós.

“Eva nasceu em uma cidade grande e em uma família tradicional, formada por pai, mãe e irmãos, qualquer lugar que você consiga imaginar. Para sua sorte, uma família desbloqueada, que não lhe impunha barreiras de gênero – apesar de ouvir e conviver com as tradicionais imposições, de que mulher tem que estudar, trabalhar, fazer as unhas, se cuidar, depilar o tal sovaco que ainda tinha que ser claro, ela queria no fundo ser como as bonecas barbies que brincava, linda, loira, magérrima e com um Ken de cadillac preto, lindo , de dentes brancos e boca fechada a sua espera.

Com doze anos Eva menstruou, um choque quase anafilático em sua vida. Pra começar, sua mãe faltou pouco colocar um outdoor na cidade, quebrando o pacto de segredo, afinal, Eva era "normal" e ficara mocinha. E nunca mais sua vida foi a mesma.
Fragilizada com cólicas absurdas, tinha que levar um cotidiano normal, fazer esportes náuticos que gostava naqueles dias era impossível, e por isso foi retirada da equipe de remo, e sofria e se contorcia de dores, e fora isso, seu emocional ficava um lixo naqueles dias, chegou a dar um Bico com a bota no gato da avó, só porque ele fez miau. Nossa amiga já não estava muito normal, mas, tinha que ser forte. Afinal, ela já era uma mocinha.

Eva sempre foi comunicativa e um dia sua professora lhe reprimiu: "Eva você fala demais, precisa se resguardar. Se resguardar do quê?’, pensava ela. Mas, bom, quando ficava quieta, o problema era a TPM ou algum garoto que estava mexendo com ela. Tinha que falar, ficar quieta, sorrir, ficar feliz e não responder o que achava errado. Nunca conseguiu entender.

Eva cresceu, formou-se, comprou um ap maneiro, tirou carteira de motorista, aprendeu a dominar a dor das cólicas, acertou os dentes e quando finalmente achou que estava pronta, sem frescuras , que tinha vencido. Percebeu que estava sozinha. Como assim? Você nunca teve um relacionamento sério? Nossa. O chefe olhava com pena, as primas lembravam a ela em todo Nascimento e enterro que o relógio biológico dela estava batendo, as amigas chamavam pra ser madrinha de casamento com os amigos canalhas do noivo, imaginando que poderia surgir um affair. Ninguém poderia imaginar que ela achava que já estava bom pra ela. Então ela se convenceu que não estava.

Para encontrar o bendito príncipe, Eva saía todo final de semana, até quando não queria. Gastava uma grana na produção, mulher gasta 1 salário de salão brincando. Mesmo com cólica, não interessava: mulher é forte, é guerreira e corajosa – não se deixa abalar por qualquer dorzinha. Balada e cólica combinam. Beber te fazia mega maneira. O tempo estava passando e ninguém quer saber de mulher solteira por ai. Com um sorriso no rosto, Eva dançava com as amigas e, quando um homem chegava para conversar, as amigas davam a dica: não diga o que você faz, homens se sentem intimidados por mulheres fortes e independentes. Cuidado para não atrair interesseiros. Qualquer coisa, finge demência se ele falar errado, isso é comum nos homens, ou você nunca ouviu falar que pensam mais com a cabeça de baixo? Finge fragilidade e timidez pra eles não te acharem fácil. E jura que não vai transar na primeira noite, pois ele vai achar que você é rodada. Seja recatada e puritana. SE preserve, porque homem é assim mesmo. Não mostre que você tem uma camisinha na bolsa, vai achar que você é moderna demais.Nunca disseram para ela que, se o cara se sentisse diminuído e pensasse assim, talvez fosse uma pessoa errada para ela.

O tempo ia passando e ela continuava sozinha. Aqueles estereotipos masculinos que sua fingida "fragilidade" atraíam, de forma alguma combinavam com ela. E Depois de algumas noites de sexo deixavam nela um grande vazio. Eva tentou entender que precisava se amar e se conhecer, mas, o mundo ao seu redor, achava que a conhecia mais que ela mesma. Até que despertou.

Percebeu, então, que nunca seria a Barbie que brincava no colégio – não era magra daquele jeito e não deveria se sentir mal por isso. E que estava cansada das contradições que a vida cobrava dela. Não poderia ser tão frágil que uma cólica a derrubasse nem tão forte que um homem se sentisse intimidado. Mas o que queriam dela afinal?

Eva cansou-se. Decidiu que não precisava ter filhos pra ser feliz, afinal, ela já se sentira feliz sem eles, sensação que nunca teve, não tem como sentir falta. Decidiu que ia a balada quando estivesse a fim e feliz, e com grana sobrando, porquê queria trocar seu carro. Era mais importante é útil pra ela que achar o tal príncipe. Começou a observar os maridos das amigas e nem as achou tão sortudas assim. Eva decidiu que achava o corpo musculoso da amiga fitness ridiculo e não queria um daquele pra ela. Foi pra yoga. Assim Eva permitiu-se. Quebrou a falsa casca de liberdade que mesmo disfarçada de modernismo colocaram em sua vida.

Por isso, empoderem-se. Tomem as rédeas de suas vidas. Façam o que sentem vontade, se sua família quer que seja médica e quer ser Bartender, vá ser Bartender. A felicidade é seu elixir de longevidade. Não desperdice. Se odeia fraldas de cocô passe a vez pra outra. Você não é obrigada a nada. Não tem que sentir dor e fingir que tá tudo bem pra não ser taxada de estar de mimimi. MIMIMI no dos outros é refresco. Se quer um presente especial de alguém peça, se quer que pague uma conta pra você, sinalize. Sinta dor, sinta amor, sinta nojo, sinta-se forte , sinta-se fraca. Mas, sinta-se. Seja o que for, seja você. Se quer tirar uma foto sexy, vai lá e tira, você não é obrigada a seguir moldes. Se quiser se divorciar, pergunte só onde assina. A rota de fuga dos problemas é só sua. Não se esqueça que Charlie era príncipe de verdade e só deu mancada com Daiana.Não leve contigo mais do que precisa carregar. Mete o pé ladeira abaixo que todo Santo ajuda.

Texto de Izabelle Valladares, criado em 7 de agosto de 2019 - 8h
Bom diaaaaaaa empoderadas maravilhosas.

Copyright © 2019 Izabelle Valadares